Novena em Honra à Virgem Maria
Orações para todos os dias.
Oração de São Bernardo para começar todos os dias.
Confiantes, Oh! piedosíssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a vossa proteção e implorado vosso socorro, tem já sido desamparado.
Eu, pecador, animado com tal confiança, acudo a vós Oh! Mãe, Virgem das Virgens: a vós venho, diante de vos me apresento gemendo.
Não queirais, Oh! Mãe do Verbo, desprezar minhas palavras; antes bem, ouvi-las benignamente e atendei-las. Amém.
Oração final para todos os dias.
Oh! Santíssima Senhora, excelentíssima Mãe de Deus e piedosíssima Mãe dos homens!
Depois de Deus, Vós sois a única esperança dos pecadores e a maior confiança dos justos.
A Igreja vos chama vida, doçura e esperança nossa, e todos os povos colocam em Vós seus olhos, esperando de Vós todas as graças.
Nós também, doce Advogada, acudimos a Vós nestes dias, insistindo para que nos ouças e concedas as graças que vos pedimos.
Dai-nos, em primeiro lugar, um amor sincero a teu divino Filho, observando sua santa lei cristã;
Alcançai-nos também a saúde do corpo e a serenidade do espírito, a paz na família e a suficiência para a vida;
Concedei-nos, em fim, uma santa morte na santa Igreja Católica.
Oh! Virgem, que superas toda adoração!
Todo o que Vós queiras, o podes ante Deus, de quem sois Mãe; e, mesmo que sendo pecadores, Vós sois doce Mãe do Redentor e doce Mãe nossa, e podes pedir por teus filhos pequenos e pecadores ante teu Filho altíssimo e redentor;
A teu nome se abrem as portas do céu; em tuas mãos estão todos os tesouros da divina misericórdia;
Ouvi-nos, Oh! plácida Virgem e Mãe, e, se nos convém, concedei-nos as graças que vos pedimos nesta novena.
Fazer o pedido da graça.
Santa Maria, socorrei aos desgraçados, ajudai aos fracos, reanima aos que choram, orai pelo povo, intervem pelo clero, intercedei pelas mulheres consagradas, sintam teu auxílio todos os que celebram tua santa festividade.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Jesus Cristo.
Oração.
Concedei-nos, por favor, Senhor Deus, que nós, teus servos, tenhamos continua saúde de alma e corpo e, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres das tristezas da vida presente e desfrutemos das alegrias da vida eterna.
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Primeiro Dia
Oração de Santo Tomás de Aquino
Concedei-me, Oh! Rainha do Céu, que nunca se aparte meu coração o temor e o amor de teu Filho Santíssimo;
Que por tantos benefícios recebidos, não por meus méritos, senão pela largueza de sua piedade, não cesse de adorar-lhe com humildes ações de graças;
Que as inumeráveis culpas cometidas transformem-se em uma leal e sincera confissão e um firmíssimo e doloroso arrependimento, e, finalmente, que logre merecer sua graça e sua misericórdia.
Suplico também, Oh! porta do céu e Advogada dos pecadores, não consintas que jamais se aparte, nem desvie este servo de sua fé, mas particularmente que na hora final me mantenha com ela abrasado;
Se o inimigo esforçar suas astúcias, não me abandone tua misericórdia e tua grande piedade.
Pela confiança que tenho em Vós depositada, alcançai-me de teu santíssimo Filho o perdão de todos os meus pecados e que viva e morra nas delícias de teu Santo amor.
Segundo Dia
Oração de Santo Atanásio de Alexandria.
Próprio é de vós, Senhora, que sendo vós, ao mesmo tempo que escrava do Senhor, Mãe de Deus, Rainha e Senhora, pois Deus quis também ser Filho vosso, não apartes de nós vossa memória, principalmente na hora de apresentar-nos ante o soberano e inexorável Juiz, que, se a nós nos infunde pavor, é para contigo sobremaneira amável e vos outorga quantas graças lhe pedes, pois sois chamada cheia de graça e de alegria por ter sobrevindo em Vós o Espírito Santo.
Por isto, os mais favorecidos em justiça e santidade, clamam a Vós e invocam tua proteção.
Não nos feches as portas de teu peito, e deixai que flua sobre nós o mar de graças que encerra.
Terceiro Dia
Oração de São Anselmo.
Não são possíveis de contar, Rainha Clementíssima, os que, tendo invocado teu nome, tem conseguido a eterna salvação;
E queres que, invocando-vos eu, seja desiludido em minhas esperanças?
Talvez não ouves meus clamores em razão de minha grande maldade;
Mas, assim mesmo, não deixarei de chamar-vos e de dizer vos com toda a alma: pois sois tão nobre e benigna de condição, dai ouvidos a quem humildemente chama a tuas portas e não desatendas em suas esperanças, nem abandones em sua tribulação, nem deixes sem uma palavra de perdão em meio de seu pecado.
Sanai com tuas celestiais medicinas as profundas feridas em minha alma abertas, desatai-me dos carnais laços que me aprisionam na terra e abrigam-me com o esplêndido manto de tua glória. Amém.
Quarto Dia
Oração antiga de autor anônimo.
Vem, Oh! gloriosa Rainha Maria; vem e visitai-nos; ilumina nossas almas doentes e dai-nos o viver santamente.
Vem, saúde do mundo, a lavar tantas manchas que nos afetam, a dissipar tantas trevas que nos envolvem.
Vem, Senhora dos povos, e apaga estas chamas de concupiscência que nos abrasam, dai-nos o manto de tua pureza e sinaliza o seguro caminho que nos tende levar ao porto.
Vem a visitar aos enfermos, a fortalecer aos fracos, a dar firmeza aos que flutuam entre mares de dúvidas.
Vem, estrela, luz dos mares, e dai-nos paz, alegria e devoção.
Vem, Oh! cetro de Reis, poderio das nações, e voltai ao seio da fé, ao amor e vida de sua unidade, os pobres extraviados que não conhecem o que convém a sua saúde.
Vem, trazei em tuas mãos os dons de teu casto, eterno esposo, o Espírito Santo, para que vivamos por sua luz e calor, e sejam nosso seus frutos eternos que nos fazem merecer entrar na unidade da vida bem aventurada. Amém.
Quinto Dia
Oração de São Sofronio.
Amansa, Oh! piedosa Mãe, as ondas de tristeza e de fraqueza que combatem meu coração;
Apaga as chamas inimigas que me cercam;
Desvia os dardos que mãos cruéis vem disparando contra minha alma, ameaçando atravessa-la e envenena-la e dar a ela a morte.
Oh! alegria bem aventurada, Oh! paz, Oh! serenidade dos que vos invocam, Oh! escudo e fortaleza de teus fiéis servidores, vem e estende tua mão sobre as chagas recebei-as, e sobre as angústias que me atormentam dai suavidade e paz a mim.
Entendimento, para que minha língua engrandeça sempre a alteza da mercê que recebei.
Devolvei-nos em chuvas de graças as adorações que vos dirigimos; abri esse manancial de graças que por nós quis encerrar-se em Vós e não vivamos já entre noites, incertezas e temores;
A Vós seremos devedores de mercês que jamais lábios humanos poderão agradecer nem pensar. Amém.
Sexto Dia
Oração de Santo Ildefonso.
Oh! clementíssima Virgem, que com mão piedosa repartes vida aos mortos, saúde aos enfermos, luz aos cegos, sol aos desesperados e esperança aos que choram .
Saca dos tesouros de tua misericórdia refrigério para minha alma quebrantada, alegria para meu entendimento e chamas de caridade para meu duríssimo peito.
Sede vida e saúde de minha alma, doçura e paz de meu coração e suavidade e regozijo de meu espírito.
Vós sois estrela claríssima do mar, Mãe cheia de compaixão, endereçai meus passos, defendei-me dos de inimigos, até aquela final hora, assistido de teu auxílio, enriquecido com tua graça, vencidas as inimizades do infernal dragão, saia deste mundo para as eternas e seguras alegrias da vida bem-aventurada. Amém.
Sétimo Dia
Oração de São João Damasceno.
Nada está no céu mais perto da Divindade que Vós, que tens assento sobre o trono dos querubins e sobre todos os exércitos dos Serafins, e por isto não é possível que tua intercessão sofra repulsa, nem que sejam desatendidos teus rogos.
Não nos falte teu auxílio enquanto vivemos neste mundo perene;
Dai-nos tua mão, para que, fazendo as obras de saúde e fugindo dos caminhos do mal, demos seguro passo a eternidade.
Por Vós esperamos que, ao cerrar este desterro aos olhos da carne, se abrirão os da alma para ficar naquele lugar de soberana formosura, de suavíssimos deleites, pelo qual ansiosamente suspiram as almas regeneradas e que nos anunciou Cristo Senhor Nosso, fazendo-nos ricos e salvos.
Por ti, Senhora, rendemos glória e adoração, com o Pai e o Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.
Oitavo Dia
Oração de Santo Efrém de Síria.
Oh! Virgem puríssima, Mãe de Deus, rainha de toda a criação, levantada sobre todos os anjos do céu e mais resplandecente e pura que os raios do sol:
Vós sois mais gloriosa que os querubins, mais santa que os Serafins e sem comparação mais sublime que todos os exércitos do céu.
Vós sois a esperança dos patriarcas, a glória dos profetas, a adoração dos Apóstolos, honra dos mártires, alegria dos Santos, ornamento das sagradas hierarquias, Coroa das virgens, inacessível por tua imensa claridade, princesa e guia de todos e donzela sacratíssima;
Por Vós somos reconciliados com Cristo nosso Senhor.
Guardai-me de baixo de teu manto; e apiedai-vos de mim, que estou sujo com minhas paixões e manchado com os inumeráveis males que tenho cometido contra meu Juiz e Criador.
Não tenho outra confiança senão em ti, que sois a ancora de minha esperança, o porto de minha saúde e socorro oportuno na tribulação.
Nono Dia
Oração de São Germano.
Ninguém se salva senão por ti, Oh! Virgem Santíssima.
Ninguém se livra de males senão por ti, Oh! Virgem puríssima.
Ninguém recebe graças de Deus senão por ti, Oh! Virgem castíssima.
Ninguém obtém misericórdia senão por ti, Oh! Virgem venerabilíssima. Quem, depois de teu bendito Filho, tem tanto cuidado da linhagem humana como Vós ?
Quem assim nos defende em nossas tribulações ?
Quem tão pronto nos socorre e nos livra das tentações que nos acossam e perseguem?
Quem, com seus piedosos rogos, intercedei pelos pecadores e os livra das penas que por seus pecados merecem?
Por isto recorremos a ti, Oh! puríssima e digníssima de toda adoração e de todo obsequio.
Tens que, por meio de tuas orações, que tanto podem com o Senhor, as coisas eclesiásticas sejam bem governadas e Vós mesma as conduzas a porto seguro.
Vestes ricamente aos sacerdotes de justiça e da glória da fé provada, Imaculada e sincera.
Dirige prósperos e tranqüilos os cetros dos soberanos cristãos.
Sede, em tempo de guerra, a proteção do exército, que sempre milita abaixo teu amparo, e confirma ao povo para que, conforme Deus o tem mandado, persevere no obsequio suave da obediência.
Sede o muro inexpugnável deste povo que vos tem a Vós como a torre de Refúgio e cimento que o sustenta.
Preserva a habitação de Deus e o decoro do templo de todo mal; livra a quantos vos amam, dai redenção aos cativos e sé Refúgio para o peregrino e esperança para o desamparado.
Estende, por fim, a todo o mundo tua mão auxiliadora, para que, assim como celebramos com alegria esta festividade, celebremos também todas as de mais que vos dedicamos, em Cristo Jesus, Rei de todas as coisas e verdadeiro Deus nosso;
a quem seja a glória e a fortaleza, junto com o Pai Eterno, que é princípio da vida, e com o Espírito co-eterno, consubstancial, e que reina com os dos, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.