Explicação do quadro

Atemorizado pela visão de dois Anjos que lhe mostram os instrumentos da Paixão, o Menino Jesus tem corrido até sua Mãe, perdendo quase uma de suas pequenas sandálias em sua precipitada fuga.

Maria o sustenta em seus braços de maneira protetora e amorosa. Mas presta atenção a seus olhos.

Seu olhar esta fixo não em Jesus mas sim em nós. Não é este detalhe um toque de genialidade?

Que melhor maneira de expressar o interesse de nossa Senhora em nossas vidas e crescimento espiritual?

As pequenas mãos de Jesus também estão sujeitas as de Maria como uma forma de recordar a nós que, assim como na terra ele se pôs inteiramente em suas mãos buscando proteção, assim agora no céu ele nos confia a cada um de nós em seus ternos e amorosos cuidados.

Esta é a mensagem principal do quadro, um icone bizantino, que não obstante, esta repleto de outros símbolos.

Eis aqui alguns deles:

1. Iniciais em grego para "Mãe de Deus"

2. Corona. Foi anexada ao quadro original por ordem da Santa Sede em 1867. É um tributo aos muitos milagres feitos por nossa Senhora sob a advocação do "Perpétuo Socorro".

3. Estrela no véu da Virgem. Ela é a Estrela do Mar, que trouxe a luz da luz ao mundo em trevas, a estrela que nos conduz ao porto seguro do Céu.

4. Inicial grega para "São Miguel, o Arcanjo". Sustenta a lança e a esponja da Paixão de Cristo.

5. Inicial grega para "São Gabriel, o Arcanjo". Sustenta a cruz e os cravos.

6. A boca de Maria. É pequena para significar um recolhimento silêncioso. Ela fala pouco.

7. Os olhos de Maria. São grandes para todos nossos problemas. Estão voltados sempre até nós.

8. Túnica vermelha. As cores que levavam a virgens nos tempos de Cristo.

9. Iniciais griegas para "Jesus Cristo".

10. As mãos de Cristo. Com as palmas para baixo e dentro das de sua Mãe, indicam que as graças da Redenção estão sob sua custódia.

11. Fundo amarelo. É o simbolo do céu, onde Jesus e Maria estão agora entronizados. O amarelo também brilha através de suas roupas, mostrando assim a felicidade celestial que pode trazer aos cansados corações humanos.

12. Manto azul escuro. É a cor que usavam a mães na Palestina. Maria é as duas coisas: Virgem e Mãe.

13. Mão esquerda de Maria. Sustenta de maneira forte a Cristo. Ela é sua Mãe. É uma mão consoladora para todo o que acuda a ela.

14. Sandália caida. Tem quase perdido Jesus sua sandália correndo até Maria em busca de consolo ante o pensamento de sua Paixão.



"Sempre mantém-vos unido a Santa Igreja Católica, porque somente ela pode salvar-vos, porque somente ela possui a Jesus Sacramentado, que é o verdadeiro Príncipe da Paz. Fora da Igreja Católica, não há salvação, ela vos dá o batismo, o perdão dos pecados, o Corpo, o Sangue, a Alma, e a Divindade de Jesus Cristo, concedendo-vos por tanto a vida eterna; e todos os santos sacramentos para levar uma vida de santidade." Santo Pio de Pietrelcina.